quarta-feira, 26 de março de 2008

Americana, SP

A atual cidade de Americana teve origem na povoação que se instalou em torno da Fazenda Machadinho, Sesmaria doada a Domingos Machado nos fins do século XVIII. Em 1873, a fazenda que já pertencia a Inácio Rangel, foi vendida em lotes para colonos brasileiros e estrangeiros. No ano de 1875, ocorreu a inauguração da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, junto à também inauguração da Fábrica de Tecidos Carioba, contando com a importante presença de D. Pedro II. A história conta que com o crescimento do plantio do café e posteriormente do algodão, os fazendeiros da região tiveram a idéia da construção da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que facilitaria muito o escoamento destes produtos. Neste período formou-se o primeiro núcleo urbano, através do loteamento de terras que se formou ao redor da estação.

Imigrantes:
A primeira igreja da cidade foi construída em 1896 por imigrantes italianos. Os italianos também contribuíram muito com os serviços da lavoura e também com a indústria têxtil.


Família Muller: Idealizou a vila operária conhecida como Carioba. Esta vila, oferecia uma rica atividade cultural, além de educação e lazer, atraindo a grande mão de obra dos imigrantes que lá se estabeleciam e também inúmeros visitantes tanto brasileiros como estrangeiros. Com sua visão social democrata e sua visão de urbanização de estilo europeu, a Família Muller teve um papel muito importante na administração desta região, gerando desenvolvimento nas áreas industrial, arquitetônica e paisagística. Infelizmente, várias contruções foram demolidas, fazendo com que muitos dos prédios e as próprias construções da vila operária possam ser vistas somente através do acervo remanescente que hoje é propriedade do Poder Público Municipal.


Curiosidade:

Capital do Canyon : Leva este nome devido modalidade de trabalho à fação, que ocorre quando o desenvolvimento da cidade é baseado em um grande número de pequenas indústrias têxteis. Esa modalidade iniciou-se na década de 30.


O QUE FAZER EM AMERICANA?


MUSEU HISTÓRICO: O Museu Histórico Pedagógico Municipal Dr. João da Silva Carrão, tombado pelo Condephaat em 1982 contém um acervo diversificado que pode ilustrar todos fatos aqui descritos, para que o visitante possa conhecer melhor a cidade através das fotos e outros materiais lá contidos. A construção de estilo colonial mineiro tem quase duzentos anos e situa-se na confluência dos rios Atibaia e Jaguari, nascente do rio Piracicaba.

Horário de visitação: de Terça a Sexta das 12 as 17h Endereço: Av. Nicolau João Abdalla, 5260 Salto Grande Tel: (19) – 3469 1898

PARQUE ECOLÓGICO: Um dos mais bem estruturados zoológicos do Estado de São Paulo conta com aproximadamente 500 espécies de animais de 100 espécies diferentes (entre mamíferos, répteis e aves), e um dos principais objetivos do parque é realizar trabalhos de educação ambiental utilizando os animais que estão em cativeiro, com a finalidade de mostrar o quanto é importante cuidar para que eles sempre existam. Mantendo-os no zoológico, estas espécies (muitos ameaçados de extinção) trazem aprendizado para os que as estudam, além de estarem se reproduzindo e garantindo a sobrevivência das populações animais. Em 1997 foi inaugurado o Núcleo de Educação Ambiental ( NEA), que vem desenvolvendo um trabalho educacional junto a professores, jovens e pessoas da comunidade. Graças a estes propósitos tão bem intencionados e a um ambiente agradável, o parque tem recebido 500 mil visitantes por ano. Com este tipo de exemplo que se constrói uma população que preserva o que tem e ensina as gerações futuras a preservarem também!

Horário de Visitação: de Terça a Domingo, das 8 as 17 h. Endereço: Avenida Brasil, nº 2525 Jardim Ipiranga Cep: 13465-000 - Americana - SP Tel / Fax: (19) 3406 2075

MUSEU DE ARTES: O Museu de Arte Contemporânea de Americana, fundado em 1978, tem como finalidade uma alfabetização progressiva, que se dá pela constante visita aos espaços museológicos. Através das exposições que apresentam uma abordagem dentro das artes plásticas, o visitante se integra da leitura visual, e acaba tendo uma grande idéia do que é a arte contemporânea.O museu conta com um acervo de aproximadamente 250 obras de artistas modernos e contemporâneos, desde pinturas, gravuras e desenhos até instalações, fotografias e esculturas. Conta também com uma biblioteca para atender a todos que se interessam pelas artes plásticas.Para os interessados, sua principal realização durante o ano é o “ Prêmio Revelação de Artes Plásticas”, que premia a produção do artista jovem.
Qualquer dúvida, informação ou agendamento de visita, ligue para: (19) 3462 6072

OBSERVATÓRIO: O Observatório Municipal de Americana (OMA) tem por objetivo, através de palestras, cursos e seminários, despertar nos estudantes e nos visitantes em geral, o gosto pelas ciências espaciais. O OMA dispõe de recursos audiovisuais, instrumentos científicos e biblioteca, além de ser possível realizar diversar observações astronômicas. O observatório possui uma luneta de 186 mm de abertura, uma das maiores do país.

Horário de Visitação: Visitas públicas às Sextas feiras das 19 às 22hs, mediante condições atmosféricas favoráveis. Para visitas escolares, favor agendar antes por telefone.
Endereço: Av. Brasil, 2525 - Jd. Ipiranga - Americana/SP - 13468-000 - BRASIL Tel: (019) 3475 9000 (Ramal 3056)

EXTRA!!! Para os amantes da música, Americana tem ainda a Orquestra Municipal, que desenvolve vários trabalhos como o “ Encontro com a Sinfônica”, o “Movimento Corais” e concertos populares como “Viola em casa” e “ Movimento MPB”, que vêm aumentando seu repertório através de arranjos para apresentações em parceria com artistas como Danilo & Nana Caymmi, Sandy & Junior, Boca Livre Chico Cesar, João Bosco, Pena Branca & Xavantinho. Através destas realizações, desencadeou-se a gravação do primeiro CD ao vivo com a dupla Sá & Guarabira, e foi lançado o cd “Caipira Clássico” que, com arranjos sinfônicos, recria alguns clássicos da música caipira. A gravação ocorreu em parc eria com os violinistas Paulinho Nogueira e Laércio Ilhabela.

Ocorre também todo mês de junho, a Festa do Peão de Boiadeiro, com rodeio e shows, uma atração típica para que gosta de agito e badalação!!!

Como chegar na cidade: O acesso se dá pelo km 125 da Via Anhangüera.

Fonte e fotos:

www.americana.sp.gov.br

Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

Nenhum comentário: