terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ilha do Mel, PR


Ilha do Mel

Patrimônio Ecológico não apenas da população paranaense, mas de toda a humanidade, a Ilha do Mel tem 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que a elevou à categoria de Estação Ecológica em 1982. Quem opta pela Ilha do Mel pode aproveitar um encontro com a natureza exuberante do local, uma realidade bastante diferente da que a maioria das pessoas tem costume de viver.
Na Ilha não existem estradas ou ruas, somente caminhos e trilhas. O único veículo de locomoção, portanto, são os pés. Nada melhor, então, que aproveitar para caminhar bastante pelos morros e planícies onde existem trilhas que dão acesso à locais de observação de belas paisagens e de espécies vegetais e animais e, respirar ar puro, onde a brisa do mar e o cheiro de mato compõem um aroma particular.


Gruta das Encantadas

Situada na parte meridional da Ilha, a gruta é envolta em lendas e histórias fantásticas sobre lindas mulheres que encantavam quem dela se aproximava.
Um banho nas águas salgadas permite o relaxamento do corpo acariciado pelo movimento das ondas e das marés, mas não apenas isso. O relaxamento fará com que a mente se torne mais fluída e clara, com o mar, levando à uma paz de espírito adequada ao envolvimento com a riqueza ambiental deste recanto.
Atrativos da Ilha:

Farol das Conchas
A paisagem que identifica a ilha situa-se no morro das Conchas e foi construído por ordem de D. Pedro II, cumprindo, desde 1872 até nossos dias, seu objetivo de orientar os navegadores que adentram a baía de Paranaguá.Fortaleza

Nossa Senhora dos Prazeres
A Fortaleza da Barra, foi construída em 1767 por ordem do rei de Portugal, D. José I. Objetivou proteger não apenas o local, mas o país, uma vez que em Paranaguá está um dos principais portos do Brasil.
Em 1850, nesta fortaleza, o "Combate Cormorant" marcou a história de Paranaguá. O vapor de guerra inglês aprisionou três embarcações nacionais em decorrência do tráfico ilícito de escravos, originando a referida batalha.
Desfrute as maravilhas dessa Ilha, com o sorriso sincero de sua gente romântica como as luas de luar, misteriosa como suas lendas, encantadora como o tom colorido de suas tardes, brilhante como as estrelas que cintilam em suas noites, assim é a Ilha do Mel, um paraíso moldado pela força dos ventos e das marés, um encontro definitivo com a alegria de viver.

Hospedagem
Eu recomendo dois lugares, onde os donos são meus amigos e nos quais eu já me hospedei:
1) Pousada Estrela do Mar
É a maior pousada da Ilha, familiar, de frente para o mar, para quem gosta de conforto, tem um ótimo restaurante à la carte. No reveillon é servido buffet com frutos do mar e muito mais. Está em 1º lugar no Guia Quatro Rodas entre as pousadas da Ilha. Contato com o Guilherme ou com seus pais.
http://www.pousadaestreladomar.com.br/ ou (0xx41) 3455 3127 (0xx41) 3426-9013 ou (0xx41) 9978-2010
2) Pousada Casa da Lua
É uma pousada menor, mais para casais, tem 3 bangalôs disponíveis para hospedagem. Pousada e Camping. O maior diferencial é o bar, que funciona diariamente na alta estação com direito à música ao vivo. O contato da Casa da Lua é com Hulyan, nos telefones (0xx41) 3426-9039 ou (0xx41) 9637-2139
Em ambos os locais você terá um serviço diferenciado, recebendo toda atenção necessária para uma estadia inesquecível.
Se você já prefere ir com a galera, curtir com os amigos e não tem frescura, eu recomendo os campings, na Ilha existem vários, todos com banheiro comunitário e espaço para barracas. As diárias variam de 10 a 15 reais, mesmo na alta temporada, é uma opção econômica para quem vai ficar a maior parte do tempo nas praias, nos bares, no forró....
Melhor época para ir:
1) Se você quer sossego:
Escolha o período do natal, de 21 a 28 de dezembro. Nesta época está calor, faz bastante sol e o ambiente fica mais familiar, casais, casais com crianças, etc. Ou nas semanas após o carnaval. É bem tranquilo.
2) Se você quer agito:
Vá no carnaval, com certeza. A Ilha é dominada por jovens e vira uma festa! Tem show de bandas em todas as partes e a azaração é garantida. Vá solteiro.
Em qualquer outra época do ano você pode ir também, o problema são as chuvas, que no sul do país duram de março a fim de novembro e é provável que você volte com cor de escritório e um pouco "mofado"!!
É MICO!!!!!
A fiscalização na Ilha é muito rigorosa, é proibido qualquer tipo de droga, lança perfume, etc... Existem cães farejadores que "denunciam" quem tem qualquer coisa parecida na mala. E se achar, meu irmão, você tem que largar sua galera e voltar pra casa, então, esqueça esta idéia! Ah, para as garotas mais "vaidosas", se levar calça jeans e salto-alto vai pagar mico.... Lá é pé na areia, roupas leves e muito protetor solar!!!
Para opções de transporte, me escreva, eu passo um roteiro diretamente no seu email.
Aprecie com moderação e preserve, pois uma Ilha como a do Mel é raro de se achar!!

Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

Nenhum comentário: