sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

PRADO, BA

Uma beleza sem igual. Assim é Prado, no extremo sul da Bahia

História

A cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, teve a sua origem numa aldeia de índios descendentes dos Aimorés. À margem esquerda do Rio Jucuruçu, bem próximo ao mar, foi o local de escolha para o seu estabelecimento, por volta de 1755. Alguns vestígios do séc XIX podem ser observados no centro histórico como, por exemplo, os antigos prédios de estilo colonial.Praias deliciosas


Suas praias, com a extensão de mais de 80 Km, são de águas calmas e mornas,muitas delas intocadas. Já dá para ter uma idéia do cenário que o visitante têm ao explorar uma delas. Na Praia do Tororão, o visitante desfruta de um relaxante banho de água doce na cascata, que desce das falésias em direção ao mar, e aproveita as propriedades medicinais da areia monazítica da praia, muito procurada, encontrada não só no Tororão, como em inúmeras praias, por exemplo nas de Areia Preta, Cumuruxatiba e Japara.

Atrações

A cidade é propícia para caminhadas, pois é plana e muito arborizada e, com o calor da Bahia, o turista e seus moradores agradecem. A avenida central é repleta de lojinhas onde são expostos os trabalhos de artesãos e artistas plásticos do lugar. Vale a pena conferir esses talentosos trabalhos, aproveitando a caminhada para tanto, unindo o útil ao agradável.Qualidade na hora de comer... Hum!!!

Os restaurantes, de culinária diversificada, localizam-se no centro e em torno do Beco das Garrafas. Oferecem cozinha de excelente qualidade, possibilitando ao visitante escolher, desde a boa e temperada comida baiana, até a colorida e bem trabalhada cozinha tailandesa.

Preservando a natureza

Dentro da cidade está localizado o NEAM -
Núcleo de Educação Ambiental e Difusão de Práticas Sustentáveis - que visa um trabalho em prol do desenvolvimento sustentável, apoiado integralmente pela prefeitura municipal. Uma admirável iniciativa, pois todos sabemos que, se não cuidados, os atrativos naturais são destruídos pela ação daqueles que não levam a sério preservar a natureza. Situado a 40 Km do centro, no sentido da cidade de Itamaraju, localiza-se o Parque Nacional do descobrimento, criado há cerca de cinco anos, abrangendo a área de proteção da Mata Atlântica, com uma diversidade ambiental de dar inveja.O barquinho vai... E a tardinha vai...

Outro grande atrativo da costa Pradense é o enorme potencial de turismo náutico. Os passeios de barco e escunas mostram toda a beleza do encontro das águas do rio com o mar. É possível explorar essas maravilhas nas Barras do Jucuruçu, Barra do Cahy e, saindo de Cumuruxatiba, é possível fazer o mesmo percurso que a esquadra portuguesa fez, em 1500.

Navegar rumo a algum lugar com piscinas naturais de águas mornas e mansas, vendo cardumes de peixinhos coloridos, corais de várias espécies e podendo mergulhar para registrar o momento é uma aventura inesquecível. Um espetáculo maravilhoso é esperado no período de julho a novembro: as Baleias Jubarte. Elas, nessa época, chegam ao litoral pradense, após nadarem desde a Antártida procriarem e amamentarem seus filhotes das deliciosas águas tropicais.

Os adeptos da pesca de mergulho ou aqueles que somente querem relaxar, não poderão deixar de conhecer a Ponta da Guaratiba e Corumbau, onde a ponta de areia avança mais de um quilômetro mar adentro, quando a maré está baixa. Já os que gostam de caminhada podem fazer algo diferente, contratando um guia credenciado, com direito a um banho de lama no trajeto.

Onde Ficar!!

Pousada Guaratiba(73) 298-1514 /Pousada Casa de Maria (73) 298-1425

Opções Gastronômicas

Restaurante Mama África / Restaurante Jubiabá / Beco das Garrafas - Centro / Restaurante Tarrafa(73) 298-1167 / Beco das Garrafas - Centro

Lazer

Parque Nacional do Descobrimento - (73) 298-1145

Como chegar:

De carro: BR-101 até Itamaraju (vindo do norte). Atravessar a cidade e pegara BR-489 até Prado. São 52 Km de Itamaraju a Prado. BR-101 até Teixeira deFreitas (vindo do sul). Entrar na BA-290 em direção a Prado, Alcobaça eCaravelas (cerca de 55 Km). No trevo de Alcobaça, entrar à esquerda paraPrado (cerca de 20 Km).

De avião: O aeroporto mais próximo é o de Caravelas que está a 50quilômetros do Prado, com vôos operados pela Pantanal Linhas Aéreas. Oturista que vêm de São Paulo e Juiz de Fora tem a opção de descer também emMucuri que são 155 quilômetros do Prado. A Gol, Tam e Varig operam no aeroporto de Porto Seguro de Porto Seguro que está a 220 quilômetros do Prado.

Linhas regulares de ônibus: até Prado, pela Viação São Geraldo a partir de São Paulo.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Pantanal Linhas Aéreas - (11) 3040-3945 / 0800-7025888 / Multitravel - (11) 3845-5727

Fotos: Divulgação

Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

Nenhum comentário: