sábado, 23 de agosto de 2008

PEDREIRA, SP

CAPITAL DA PORCELANA

Um domingo ensolarado, um clima temperado, a apenas 130 km de São Paulo... Que tal conhecer a Capital da Porcelana? Será um ótimo passeio se estiver decorando sua casa e desejar produtos bonitos e baratos, ou se adorar aventura e estiver à procura de novos destinos...

Origem

Um visual composto por pedras, ao contrário do que muitos pensam, seu nome vem “dos Pedro”, que formavam a família do fundador da cidade, Cel. João Pedro de Godoy Moreira. Quando este resolveu lotear parte das suas terras, deu início à história da cidade, no ano de 1889.

Porcelana

Com a venda dos lotes e a abertura das ruas, Pedreira cresceu até sua emancipação política, em 31 de outubro de 1896. Colonizada por imigrantes italianos, a cidade deu início à indústria da porcelana graças à queda do café. Em 1914 os Irmãos Rizzi começaram, mas, até hoje existem inúmeras fábricas de porcelana, além das principais empresas de isoladores elétricos. Há ainda indústrias de elástico, gelatina, fio de algodão, decalcomania, etc.

O que eu encontro em Pedreira?

Quem vai a Pedreira pode se deliciar com várias ruazinhas repletas de lojas , cada uma de um tipo de produto, umas de móveis, outras de decorações para cozinhas, banheiros e quartos, outras com caixas decoradas com bonecas pintadas, para as crianças, enfim, tudo o que você imaginar para sua casa vai encontrar lá. É muito tentador, portanto, vá com dinheiro para não passar vontade. Mas não se preocupe: os preços são muito acessíveis, só que dá vontade de levar mais e mais!!

Outras opções

Para quem não quer comprar tanto, as opções são o Museu Histórico, o Complexo Morro de Cristo, Igreja Matriz Santana, a Capela do Bom Jesus, o Boulevard Rio Jaguari, o Zôo Bosque, o Observatório Astronômico.. além do Turismo Rural, com belíssimas propriedades, e, para quem gosta de atrativos, não faltam opções: canoagem, trilhas, e o famoso acqua ride.

Cultura

Culturalmente, Pedreira tem a Folia de Reis, a Orquestra dos Violeiros e a Corporação Musical Santana.

Outras curiosidades

A cidade faz parte do Circuito das Águas e é cortada pelo Rio Jaguari. Fica próxima do Aeroporto de Internacional de Viracopos, principal corredor de exportação. Apesar de estar perto da cidade de Campinas, está longe de ser poluída, congestionada e muito povoada. O que você vai encontrar é uma grande concentração de lojinhas por uma extensa avenida e, no interior dentro da cidade, casinhas em bairros tranquilos , onde ainda se vê pessoas sentadas nos portões, conversando com os vizinhos.

Como chegar:

A 33 km de Campinas, tem acesso pela SP-340e SP-95. Está a 130 km de São Paulo, e o acesso é fácil pelas rodovias Bandeirantes e Anhanguera. Quem vem do Rio de Janeiro pode pegar a Rodovia Dom Pedro, cujo trevo encontra-se a 33 km.

Comércio:

As lojas especializadas na venda dos produtos estão instaladas em locais de fácil acesso, atendendo ao público inclusive nos finais de semana e feriados, das 09:00 às 18:00 horas.

Informações turísticas:

No prédio da antiga estação de ferro está o Posto de Informações Turísticas, na Praça Cel. João Pedro. Aberto também aos finais de semana e feriados, das 09h00 às 17h00.

Mais informações:

Na Prefeitura de Pedreira, fone: (019) 3853 - 3203

Agradecimento: Prefeitura de Pedreira

Galeria de fotos









Créditos das fotos: Prefeitura de Pedreira

Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

Nenhum comentário: