terça-feira, 23 de dezembro de 2008

CUMURUXATIBA, BA

Um paraíso a ser prestigiado!

Para fugir do estresse das grandes cidades, nada melhor do que uma revitalizante viagem para esses destinos tão procurados pelos amantes da natureza e da tranqüilidade. Ótimas opções gastronômicas e de hospedagem complementam o cenário exorbitante.

Beleza, história e artesanato

A vila de Cumuruxatiba, distrito requintado, preserva a tranqüilidade e os encantos das regiões litorâneas. Cumuruxatiba (do Pataxó, grande variação de maré) localiza-se na Costa das Baleias, no extremo sul da Bahia. Lá ocorre o fenômeno da maré rasante, uma diferença entre maré baixa e alta, que deixa à mostra os corais. Quando esse fenômeno ocorre, a maré baixa deixa à mostra as formações de corais, permitindo ao turista caminhar em determinados pontos por mais de um quilômetro adentro.

Cumuruxatiba despertou para o turismo há 15 anos quando o povoado, formado por mais ou menos uns 500 pescadores cafuzos, mulatos, índios e mamelucos, receberam os primeiros pontos de energia elétrica. A natureza praticamente intacta e o conforto da luz recém-chegada foram, aos poucos, agregando à vila visitantes de diversos pontos do Brasil e do exterior. Ao eleger o local como moradia, montaram pousadas, restaurantes e barracas de praia.

No local exato onde índios e portugueses tiveram o primeiro contato, localiza-se o Ecoparque do Descobrimento (73. 298-1145), ocupando uma área de 1.400 hectares. Ele é uma das maiores reservas de Mata Atlântica primária do sul da Bahia. No parque localiza-se o MADE - Museu Aberto do Descobrimento, limitado no município de Santa Cruz de Cabrália. Lá o visitante ainda pode observar a beleza da Foz do Rio Cahy, tão detalhada por Pero Vaz de Caminha em sua carta ao Rei de Portugal.

Cumuruxatiba guarda magníficas praias que sofreram pouca interferência do homem, cercadas por falésias e coqueirais, e conserva praticamente intactos longos trechos essas praias emolduradas por coqueiros. O mar envolve os banhistas em suas águas mornas, que contrastam com pequenos riachos de águas limpas, ferruginosas e frias, com áreas remanescentes da Mata Atlântica. As falésias pintam o lugar com várias cores que impressionam e a natureza realmente é um espetáculo. Ninguém escapa da paixão à primeira vista.

Interessante... Mas que tipo de esportes posso praticar??

O mar sem ondas e a brisa constante fazem de Cumuruxatiba o lugar ideal para a prática de vários esportes aquáticos. Windsurf e caça submarina podem ser praticados ao longo de toda a costa, em especial nos recifes da Coroa, onde se podem apanhar lagostas e polvos com as mãos. Os turistas podem fazer, ainda, passeios de escuna e passeios na mata virgem.
Entre os passeios náuticos, há a opção dos visitantes refazerem o percurso da esquadra de Pedro Álvares Cabral em uma bela escuna, a partir de Cumuruxatiba até Porto Seguro. É uma aventura que fará todo turista sentir-se no tempo das caravelas, tendo oportunidade inclusive de observar, como os navegantes portugueses, o Monte Pascoal com a mesma perspectiva quando do descobrimento: do mar para a terra.


PRAIAS

As praias de Cumuruxatiba apresentam paisagens variadas, cada uma delas de beleza singular. A Praia de Moreira é pequena, em formato de ferradura, e antiga área de nudismo. Também é conhecida como a Praia dos Namorados, por seu ar romântico. Outras praias exuberantes são as de Tauá e das Ostras, de areia batida com falésias multicoloridas.

Deslumbrante, a Praia do Tororã é formada de areia fofa, pedras, arrecifes e um riacho que cai das falésias, formando uma pequena cascata na praia. A do Japara também é linda. Pouco freqüentada, ela conta com uma gruta nas falésias, onde se encontra uma mina d'água.

A Praia do Rio do Peixe Grande, com falésias ao norte e amendoeiras por toda sua extensão, possui vários arrecifes onde ocorre a pesca de polvos, lagostas e camarões. A Ponta do Imbassaúba é ótima para pesca de linha e para a prática de esporte náutico, como caiaque e windsurf, assim como a de Areia Preta.

A Praia da Vila, com 1.200 metros de extensão oferece uma grande variedade de arracas e pousadas. A principal atração é o pier de mais de 600m de extensão, construído no início da década de 70 e hoje desativado. O Farol do Prado está localizado na Praia do Farol, esta de faixas extensas e areia acinzentada. Na Praia Dois Irmãos existe uma pequena cascata que cai das falésias diretamente na areia.


A Praia da Paixão, na Barra do Rio Cahy, foi o local do primeiro contato entre Pataxós e portugueses. Como marco do Descobrimento do Brasil, foi erguida uma cruz de madeira na praia. No local, vale uma visita à capela de Santo Antônio, construída totalmente com pedras retiradas do mar, no alto de uma falésia. A paisagem é bucólica, pois a capela fica em meio a uma fazenda de gado e plantação de coco. Daí, descortina-se a barra do Rio Cahy, que forma lindas lagoas, além de argear a extensa praia de areias claras e finas. A foz do Rio Cahy abriga também um belíssimo manguezal.

Para depois do banho de mar, nada melhor que um mergulho na Praia de Viçosa, aberta e cercada de falésias, com um riacho que deságua na areia. A Praia do Rio do Peixe Pequeno, delimitada por dois rios, também é para relaxar. Lá, o visitante toma banho de água doce a poucos metros do mar calmo.


ARTESANATO


Além das lindas paisagens, praias calmas e muita tranqüilidade, o turista também pode circular pelas várias lojas de artesanato que se encontram espalhadas pela vila. Telas em textura acrílica, mosaicos multicoloridos, e uma série de objetos exclusivos, pintados à mão, podem ser encontrados por lá.


LUGARES E SABORES QUE APAIXONAM

Ao passear pela orla do centro, onde a beleza nativa nomeia uma das praias, o visitante confere as barracas que funcionam o ano inteiro e que fazem a sua diversão, em Coqueiral, Centro e Novo Prado.Distante a 10 Km do centro, localiza-se o estonteante Balneário Praia de Guaratiba, um condomínio aberto aos turistas, situado na praia de mesmo nome. O lugar é bastante freqüentado por visitantes italianos, dispõe de uma ótima infra-estrutura, e destaca-se pela constante realização de eventos, em sua maioria, esportivos.

Em Corumbau, longe de tudo em Pataxós, pode-se chegar de carro ou de barco e é um refúgio ideal para quem busca apreciar a natureza e procura a tranqüilidade. Como Curumuxatiba, Corumbau é abrangido pela RESEX - Reserva Extrativista Marinha de Corumbau.. E os estrangeiros adoram...

Cumuruxatiba conta com alguns restaurantes de culinária internacional, como o Mama África, do casal Walter Kunzi (suíço) e Dolores (angolana), que se conheceram na Espanha e resolveram morar no Brasil. Pode-se dizer que a cozinha do restaurante não é internacional e, sim, da Organização das Nações Unidas, com pratos de Portugal, Suíça, Brasil, França, México e Itália. Por incrível que pareça, nada da cozinha angolana. Isso porque Dolores saiu da angola muito pequena para morar na Europa.

O destaque do restaurante vai para os peixes e as receitas são adaptáveis aos ingredientes mais fáceis de se encontrar na Bahia como, por exemplo, o pastel com recheio de maçã, que no original ganha nozes, e no Mama África leva um toque tropical de castanha de caju.

EVENTOS

Durante o verão, quando o resgate cultural é valorizado, o visitante temà disposição teatro de rua, com peças humorísticas, e uma série de apresentações como capoeira, dança de índio, dança do fogo, maculelê, dança do facão, exposições artísticas e fotográficas, além das bandas e trios nas noites de quinta a domingo.

São realizadas atividades de esporte e lazer, monitoradas por recreadores, focadas para os públicos infantis, infanto-juvenis e para a melhor idade. Nos finais de semana, pela manhã, acontecem os campeonatos de vôlei, fut-vôlei e peteca.

Onde Ficar!!

Pousada É - (73) 3573-1007 / Pousada Rio do Peixe(73) 3573-1213 / Pousada das Cores (73) 3573-1280 / Cumuruxatiba Lodge (73) 3573-1323 / (73) 3573-1324 / Pousada Cumurumaré (73) 3573-1104 / Pousada Uai Brasil (73) 3573-1130

Opções Gastronômicas

Restaurante Asa Branca / Restaurante CatamarãRestaurante da Isabel / Restaurante da Rosa
Restaurante do Hermes/ Crepperie e Pizzaria e La Nave Vá / Culinária Internacional Espaço Gastronômico Sol & Lua (comida tailandesa), funcionando dentro da Pousada É / Mama África /
Uai Brasil


Como chegar:

Existem linhas de ônibus diários, direto de Belo Horizonte, Vitória e São Paulo para Prado (Viação São Geraldo). E, de Salvador, há ônibus diretos,todas as sextas-feiras, até Prado, ou de qualquer parte do país, comconexões diárias em Teixeira de Freitas ou Itamaraju.

Via aérea: De Salvador, a Abaeté Linhas Aéreas faz diariamente a ligação comPrado, através do aeroporto de Caravelas. De São Paulo, a Pantanal LinhasAéreas faz ligações três vezes por semana, na baixa temporada, saindo deCongonhas e pousando no aeroporto de Mucuri, a 150 km de Prado. O vôo parte de Congonhas sempre às 11 hs e 40 min, chegando em Mucuri às 14 hs e 50 minutos, com escala em Juiz de Fora.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Pantanal Linhas Aéreas - (11) 3040-3945 / 0800-7025888 / Multitravel - (11) 3845-5727

Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

2 comentários:

Pedro disse...

Nossa da até saudade lendo esse artigo, cumuruxatiba, lugar melhor não há!

Anônimo disse...

Polly,venha conhecer a Barra do Cai,vai se apaixonar.