quinta-feira, 19 de junho de 2008

Itupararanga - Roteiro Fotográfico

Roteiro Fotográfico

São Roque: Casa Grande e Capela de Santo Antônio (Formado pela Casa Grande e a Capela, o conjunto arquitetônico do Sítio Santo Antonio é um patrimônio histórico. No interior, entalhes, com características de uma arte brasileira primitiva, predominam na orada (altar). Em um estilo mais sóbrio, ergue-se a Casa Grande); Morro do Cruzeiro (elevação rochosa próxima ao centro, exuberante vista panorâmica da cidade. Possui ao alto uma cruz, e também, a imagem de São Roque, o santo padroeiro do município);Brasital (uma das primeiras indústrias têxteis do estado de São Paulo. São 10.000m de área construída, rodeada por 10 alqueires de muito verde onde você pode passear numa trilha ecológica de 1.100m);Mata da Câmara (54 alqueires de Mata Atlântica, repleta de mananciais e habitada por esquilos, lontras, veados entre outros animais e aves. Possui várias trilhas ecológicas de rara beleza);Recanto da Cascata (bela cascata circundada por exuberante vegetação);Angolana Parque de Animais (grande criação de coelhos e cães da raça beagle, mais de 150 tipos de animais e uma área de 100.000 metros de puro verde em um ambiente tranqüilo com muita natureza).


Votorantim:Cachoeira Botura-ti (Salto Botura-ti “cachoeira da chave”): conhecida pelo volume e força de suas águas era denominada pelos indígenas de “ibtirantinga” (fumaças brancas de cachoeira e também de “boturantim”-grande espuma branca).Cachoeira de Itupararanga: queda d´água de aproximadamente 40 metros com pedras por todos os lados. Uma cachoeira de alta profundidade em alguns pontos. Muitos pássaros sobrevoam o local completando o cenário ideal para imagens fotográficas; Cachoeira da Escadaria: com uma escadaria de 194 degraus, revela-se a majestosa cachoeira de 30 metros de altura. Está localizada em uma área de proteção ambiental. Pode-se observar várias espécies de pássaros e plantas nativas da região.Capela da Nossa Senhora da Penha: localizada em dos pontos mais altos da Serra de São Francisco. Existem indícios que a capela date do século XVI, pois a capela teria recebido a visita do padre jesuíta Antônio Manoel da Nóbrega. Atrai muitos fiéis em romaria. De lá se tem uma linda vista de Sorocaba e Votorantim. Cercada por coqueiros e um mirante com uma grande cruz, o ambiente é propício para momentos de paz e reflexão.

Piedade: Cachoeira do Bernardo Alemão (localizada no bairro dos Correas, a 20 km de Piedade. Local ideal para a prática de esportes radicais. Possui uma queda de 25 metros de exuberante beleza a ser registrada); Corredeira da Cachoeira da Fumaça (somente visitas guiadas –Sem Fronteiras, abriga, além da própria cachoeira, a Represa do Jurupará e a Cachoeira do Tibúrcio. A grandiosidade da Mata Atlântica, muito bem preservada, proporciona ao visitante a deslumbrante descoberta de fauna e flora. Grande movimentação de aves, bandos de tucanos, garças bugios e até onça);Casa da Cultura de Piedade (o prédio data de 1877. Seus dois andares têm paredes de taipa de um metro de espessura. . É uma raridade na arquitetura da região, estando atualmente em processo de tombamento pelo Condephaat).
Ibiúna: Capelinha de Bom Jesus; Gruta de São Sebastião (Localizadas a 28 Km do centro da cidade é um local de beleza rara . A gruta fica a 1 Km de descida da Capela e cercada por outras grutas que são conhecidas como casas de pedras , algumas com capacidade para 300 pessoas. É um dos poucos locais em que podemos observar a Mata Atlântica intocada com pedras de até 7 metros de altura e muitas cachoeiras);Reserva Estadual do Jurupará (Reserva de Mata Atlântica possui diversas cachoeiras e abriga diversos animais, alguns em extinção como o Micocarvoeiro, Jaguatirica, Suçuarana e o Bicho Preguiça. Recomenda-se sempre ir acompanhado de um guia experiente);Produção de Hortaliças e Plantas Ornamentais (uma grande variedade de hortaliças e plantas ornamentais são produzidas diariamente na região. Sugere-se a visita a Flora Saito- samambaias e flores de jardim, Paraíso das Plantas- mudas frutíferas, vasos, cerâmica e artesanato, Hortaliças Márcio Mitsuo Nakati e produção e comércio de verduras Jorge Nakatu).

Fonte: Luis Vicente Bella Furquim, diretor da Morro Verde Promoção e Apoio a Comercialização Turística, administradora do circuito.Para saber mais sobre este roteiro, envie um email para: movecard@morroverde.tur.br

Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

Nenhum comentário: