Tradição, cultura, folclore... Saiba tudo sobre esta cidade que é puro charme!
A apenas 170 km. da capital paulista, na rodovia que liga Taubaté a Ubatuba, encontramos a simpática Estância Turística de São Luiz do Paraitinga, cidade histórica que abriga o maior conjunto arquitetônico colonial do Estado de São Paulo. São mais de 90 casarões tombados pelo CONDEPHAAT, entre eles a casa onde nasceu o grande médico sanitarista brasileiro, Dr. Oswaldo Cruz. Quem chega a São Luiz do Paraitinga tem a impressão de ter entrado num tunel do tempo e desembarcado no século 19.Como surgiu o nome da cidade: Paraitinga, na língua indígena significa Rio de Águas Claras - São Luiz, Bispo de Toloza, é o padroeiro da cidade.Tradição e cultura Cidade festeira, São Luiz conserva intacta suas tradições folclóricas e religiosas. A Festa do Divino é conhecida em toda a região, com a distribuição gratuíta do "Afogado", comida típica muito apreciada pelos visitantes.
Carnaval: Seu Carnaval de Marchinhas já extrapolou as fronteiras do Estado, atraindo milhares de turistas de todo o país e até do exterior. Os grupos de Moçambique, Congada, Dança de Fitas, Folias de Reis, Pastorinhas, Catira e Serestas ajudam a manter o clima festivo que tanto atrai os visitantes. O folclore, com seus ricos personagens, se alia à música local para completar a tradição e a história de um lugar que herdou a responsabilidade de ser a mais brasileira das cidades paulistas.
Dia do Saci: A cidade foi pioneira na criação, mediante lei municipal, o "DIA DO SACI", comemorado todo 31 de outubro para defender o folclore nacional contra a invasão cultural de "bruxas" importadas do "primeiro mundo". Considerado o último reduto caipira do Estado de São Paulo, São Luiz do Paraitinga encanta com sua hospitalidade, sua alegria e a beleza de sua topografia.
Núcleo Santa Virgínia - Ecoturismo nos mínimos detalhes
Nem só de tradições vive a pequena São Luiz. O exuberante Núcleo Santa Virgínia, situado no Parque Estadual da Serra do Mar, área de preservação da Mata Atlântica aberta à visitação pública monitorada, oferece trilhas com direito a banhos de cachoeiras de rara beleza, em rios de águas cristalinas. São Luiz do Paraitinga especializou-se também em esportes de aventura, aproveitando seu rico potencial ecológico. Rafting, rappel, tirolesa, biking e cavalgadas estão ao alcance de todos queles que procuram um contato mais íntimo com a natureza.
Saiba mais sobre os ATRATIVOS TURÍSTICOS da cidade:
Centro Histórico - São Luiz do Paraitinga oferece o maior conjunto arquitetônico do estilo barroco do Estado de São Paulo, tombado pelo Condephaat. São construções dos séculos XVIII e XIX que oferecem a quem a visita a emoção de percorrer um verdadeiro museu a céu aberto, onde pode-se verificar a opulência da cidade durante a fase áurea da cultura cafeeira.Capela das Mercês - Construída no fim do século XVIII foi uma das primeiras edificações da cidade. Suas paredes são de taipa-de-pilão, o sino é original, importado de Portugal, bem como os detalhes no interior da capela: o altar em madeira, a imagem da Santa e os escudos que figuravam nas armas de Portugal na época do Brasil colônia. Destaque para a imagem de N. S. das Mercês, uma das 2 únicas existentes no Brasil que retratam a virgem grávida.A capela foi restaurada em 2004, voltando a ter sua aparência original.Ao seu lado podemos ver a ladeira das mercês, feita pêlos escravos, calçada com pedras retiradas do Rio Paraitinga,. Compõe a ladeira um painel de pintura em azulejo e um Chafariz que integra o Projeto Resgate da Memória.
Igreja do Rosário - Originalmente construída no Séc. XIX, em estilo barroco, teve sua arquitetura modifica em 1920 quando o padre italiano Mons. Ignácio Gióia, deu-lhe a aparência atual, em estilo eclético, predominando o gótico decadente. Possui paredes de taipa, com alicerce de pedras da região. A lateral direita a Igreja é cercada por um muro de pedras construído por escravos. Nos fundos da Igreja existe um cemitério onde estão enterrados os membros das famílias tradicionais da cidade.Casa de Oswaldo Cruz - A casa onde em 05 de agosto de 1.872 nasceu o Dr. Oswaldo Cruz, médico sanitarista de renome mundial, foi construída em 1834 em taipa-de pilão, com paredes internas de pau-a-pique. Hoje funciona como Centro Cultural, onde se destaca uma exposição com painéis que contam, através de textos e fotos, a vida do ilustre cientista. Guarda ainda diversos painéis com fotos antigas de São Luiz.
Igreja Matriz - Dedicada a São Luiz de Toloza, foi construída no século XIX. Possui uma grande importância na vida religiosa da cidade. Ali o povo local ainda se reúne para as festas tradicionais que já se realizavam no tempo da Colônia e do Império.
Mercado Municipal - Construído em 1.902, possui a forma de um quadrilátero todo em arcadas, com a parte central inteiramente descoberta, espaço que se destina à venda e troca de mercadorias. O Mercado Municipal funciona como ponto de encontro entre a população urbana e a rural, além de ser local de divulgação da música da região, já que ali são realizadas diversas apresentações artísticas. Recentemente restaurado, oferece ao visitante ótimas opções de compras de produtos típicos da região.
Parque Estadual da Serra do Mar / Núcleo Santa Virgínia - O Núcleo Santa Virgínia é um dos núcleos administrativos do Parque Estadual da Serra do Mar, que integra a rede de Unidades de Conservação da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.
Protegendo os remanescentes da Mata Atlântica, declarados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, o Parque Estadual da Serra do Mar se espalha por uma área de quase 310 mil hectares, da divisa do Estado de São Paulo com o Rio de Janeiro, até o município de Itariri, no sul do Estado, passando por toda a faixa litorânea e representando a maior porção contínua preservada desse ecossistema no Brasil.
Os 4.898 hectares do Núcleo Santa Virgínia ocupam áreas de três municípios do Vale do Paraíba do Sul: São Luiz do Paraitinga (70%), Cunha (20%) e Ubatuba (10%). As 17 cachoeiras existentes em sua área se espalham pêlos rios Ipiranga, Ribeirão Grande, Paraibuna e seus afluentes. Protegidos pelas florestas, esses rios são fonte de água pura para milhares de pessoas que vivem no Vale do Paraíba do Sul, o rio que abastece também 80% da população do Rio de Janeiro.Aberto à visitação pública monitorada, oferece diversas opções de trilhas, com variados graus de dificuldade, margeando rios de águas cristalinas e cachoeiras de extrema beleza.
Caminhar pelas margens dos rios, conhecer de perto a diversidade de espécies vegetais e animais que fazem a riqueza natural da mata Atlântica e depois mergulhar nas águas transparentes de suas cachoeiras, são os atrativos que o visitante encontra nas trilhas do Núcleo.
Alambique Mato Dentro - Localizado no Sítio Mato Dentro, no Km. 35 da Rodovia Oswaldo Cruz, a 5 km. do centro da cidade, oferece ao visitante a oportunidade de conhecer todo o processo de fabricação da verdadeira cachaça artesanal, podendo ainda, ao final do passeio, degustar e comprar algumas garrafas da "Cachaça Mato Dentro" que, por sua excelente qualidade, vem sendo exportada para os Estados Unidos e Europa. Fundada em 1986 produz mensalmente 4.000 litros da mais pura cachaça artesanal, cujo processo é totalmente monitorado por técnicos da Universidade de São Paulo, a fim de garantir sua qualidade e homogeneidade.
Centro Cultural Raízes - Construído recentemente utilizando técnicas tradicionais, é um espaço criado para resgatar a cultura regional, onde o visitante poderá conhecer as coisas simples da vida sertaneja. Possui uma casa de Pau a Pique, com fogão de lenha e uma cama rústica. Além de um carro de boi e um burro de carga, possui um monjolo, numa autentica reprodução de uma casa da roça. Possui um auditório onde são efetuadas apresentações de músicas regionais e danças folclóricas. O visitante poderá ainda tomar um delicioso café com paçoca.
Fazenda Serra do Vale - Localizada a apenas 10 km. da cidade, dispõe de um centro de lazer inserido na natureza, sem abrir mão do conforto. Ideal para se passar um dia inteiro, oferece opções de caminhadas dentro de uma reserva da Mata Atlântica, além de passeios a cavalo e inteiração com animais, caminhando entre vacas, cavalos ou alimentando as galinhas. Interessante também são as reações das crianças colhendo frutos no pomar ou descobrindo de onde vem os legumes na horta.
As refeições são preparadas pelos proprietários com ingredientes selecionados e, em sua maioria, produzidos na própria fazenda.
Possui ainda 02 confortáveis chalés para aqueles que preferem passar a noite num ambiente rural. Atendimento apenas mediante reserva prévia.Atividades ao ar livre e esportes radicais:
Arborismo 90º :Recentemente inaugurada, esta pista de arborismo possui 1.100 metros, com 21 seções, que proporcionam ao visitante momentos de pura aventura. Durante o percurso o aventureiro encontrará 02 tirolesas, sendo uma com 300 metros de extensão e outra de 70 metros. Possui ainda um paredão de escaladas com 15 metros de altura. Localizada no alto de um morro a apenas 300 metros da Praça Central, proporciona um belíssimo visual dos casarões de nosso Centro Histórico.
Rafting: Esporte de aventura que pode ser praticado por iniciantes e remadores experientes, consiste na descida de corredeiras utilizando-se de botes infláveis.São dois roteiros onde esse esporte pode ser praticado.
Durante o percurso o participante terá contato com a exuberância da Mata Atlântica e com as águas límpidas e transparentes do Rio Paraibuna, com índice zero de poluição.
Cavalgadas: A topografia de São Luiz do Paraitinga, com belas montanhas, vales e diversas cachoeiras, torna esse passeio pela zona rural realmente inesquecível. Equipes bem treinadas e equipamentos e animais de primeira qualidade garantem a segurança do turista. Indicado para qualquer faixa etária. Nas noites de lua cheia também são realizadas cavalgadas noturnas, num clima de romantismo e beleza. Recomenda-se agendar previamente.Como chegar: Vias de Acesso: Utilizar as Rod. Airton Senna / Carvalho Pinto até a cidade de Taubaté, entrando então na Via Dutra. O acesso a São Luiz é feito através da Rodovia Oswaldo Cruz, que tem seu início no Km. 111 da Via Dutra. Pode-se também seguir apenas pela Via Dutra, até o Km. 111.
Fotos: Polyana Ivie Agnello Bocalon
Agradecimentos: Eduardo Valente Junior - Diretor de Turismo de São Luiz do Paraitinga
Por Polyana Ivie Agnello Bocalon
De São Luiz do Paraitinga

Nenhum comentário:
Postar um comentário