quinta-feira, 24 de abril de 2008

Caxias do Sul, RS

Um castelo Medieval do séc. XI em Caxias do Sul

Muitos ainda não sabem, mas o Brasil tem o único Castelo sede de uma vinícola das Américas, o Château Lacave, em plena na Serra Gaúcha, centro da vitivinicultura brasileira, em Caxias do Sul, há 120km de Porto Alegre. O Castelo fica em uma área de 70 mil m2 em meio a um fabuloso bosque com lago, araucárias e plantas. Sua construção iniciou-se em 1968, resultado de um sonho do empreendedor espanhol, Juan Carrau, que seguiu uma planta original de um Castelo Medieval espanhol do século XI. Seu objetivo era mesmo de montar ali uma vinícola, como é até hoje.

A construção demorou 10 anos e ocupa 5mil m2 de área construída. Nela foram utilizadas pedras de basalto da região encaixadas, sem a utilização de cimento, com exceção das aberturas e das quatro torres, como era feito na época. A primeira safra de vinho produzida no Château Lacave foi a de 1973 e na época possuíam o que havia de melhor em tecnologia de vinificação e envelhecimento de vinho.

O Château Lacave mudou de dono no ano 2001 e depois de 6 anos fechado, foi reaberto a visitação em fevereiro de 2004 e já recebeu mais de 70 mil visitantes desde então. Ao conhecer o Château Lacave o visitante faz uma viagem no tempo e no espaço, sendo transportado para a Europa medieval desde o momento em que sobe o primeiro degrau das suas escadas de pedra.

Os novos proprietários tiveram extremo cuidado ao decorar e ambientar seu interior com móveis e estilo da época. As recepcionistas que acompanham a visita estão lindamente vestidas com trajes medievais e seus salões e corredores exibem tapeçarias, móveis, objetos, armaduras e pinturas semelhantes as da época. O Castelo ganhou um brasão e as cores próprias para sua bandeira, escolhidas com cuidado para não repetir de nenhum reino verdadeiro. Para dar o clima de realismo, há armaduras de época pelo castelo.

Ao entrar, os visitantes são recepcionados na Sala dos Tronos, com ambientação pré-renascentista, passando para a Sala das Cruzadas, Salão das Bandeiras, Sala dos Barris de Carvalho, as Caves de armazenamento de vinhos, o local de recepção de uva, a taberna e varejo. Além da visita histórica, os visitantes aprendem os processos de produção de vinhos para apreciar ainda mais esta bebida milenar.

Após conhecer o castelo, os visitantes são levados à taberna onde podem provar alguns dos vinhos ali produzidos, podendo adquirir os de sua preferência. Já foram vendidas mais de 110 mil garrafas de vinhos nas instalações do castelo desde que esta visitação foi reaberta.

Um grande restaurante recebe os visitantes, seja para eventos ou simplesmente para saborear a culinária local, transportando-os para um ambiente original e fascinante. No almoço, o cardápio típico da região oferece 4 tipos de carnes, 4 tipos de massas e sobremesas variadas .

Vinícola - Uma nova era

A Família Basso, proprietários do Château Lacave, é produtora, há 35 anos, da marca líder do Brasil no segmento vinho de mesa, o vinho Canção. Adquiriram o castelo em 2001 e os investimentos realizados neste projeto foram volumosos: entre 2002 e 2003 foram investidos 6 milhões de reais somente na reforma do castelo. Mais investimentos foram feitos para melhorar a qualidade dos vinhos ali produzidos e lançá-los com nova roupagem: na ordem de 2,3 milhões reais. Hoje, no castelo trabalham diariamente 79 funcionários.

Neste castelo foi produzido um dos mais famosos vinhos brasileiros: o Anticuário, que acaba de ser relançado em resgate a uma das mais belas histórias do vinho no Brasil. Criado na década de 70, como o primeiro vinho de corte bordalês feito no Brasil, o Anticuário foi considerado por muitos anos o melhor vinho do país. Do final da década de 80 até 2000, o Château Lacave foi propriedade de uma multinacional francesa. Em 2001 o Château Lacave foi vendido para seus atuais proprietários: uma empresa nacional, familiar e tradicional no ramo de vinhos brasileiros, a Família Basso, adquiriu o Castelo com o objetivo de "atrelar novamente a imagem de qualidade, da década de 70 a 80, aos vinhos do Château Lacave", segundo Artur Basso, seu presidente.

A partir da safra 2002, primeira da Família Basso no Château Lacave, o vinho que fez a fama do Castelo passa a ser chamado Anticuário Antigas Reservas, exibindo novo rótulo cujo formato lembra a torre do Castelo, mesmo estilo de garrafa cantil e mesmo corte dos velhos tempos: Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. O vinho passa cerca de seis meses em barricas de carvalho americano, e após engarrafamento, descansa nas caves do castelo por 2 anos.


Mais informações:

Restaurante: site:
www.lacave.com.br


Endereço: Estrada Federal BR 116 - Km 143Fone: (54) 4009-4822

Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

Nenhum comentário: