terça-feira, 24 de março de 2009

Laranjal Paulista, SP

A apenas 173 km de São Paulo encontra-se a tímida Laranjal Paulista. Esta cidade é conhecida pela atividade da avicultura, da cerâmica e na fabricação de brinquedos, do qual é expressivo pólo nos cenários nacional e internacional.Seu acesso se dá pelas rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco. Laranjal é banhada pelos rios Tietê e Sorocaba, seis ribeirões e seis córregos.

Saiba mais sobre sua história!

A ocupação do município se divide em urbana e rural. A primeira, no início do século XVIII, foi motivada pelos grupos tropeiros que rumavam a Sorocaba. Para os pousos eles se aconchegavam à beira do que chamavam de ribeirão dos laranjais e, por onde passavam, divulgavam que “a partir das suas acanhadas margens vislumbrava-se a existência de alongadas e férteis terras”, atraindo os primeiros pequenos agricultores. Em 1884, seguindo o traçado da Estrada de Ferro Sorocabana e a ela se antecipando, aqui chegava Delfino de Mello. Como visionário que era adquiriu considerável gleba de terra e, para explorar comercialmente, contruiu uma casa de pensão para abrigar os trabalhadores da ferrovia. Em curto espaço de tempo o local despertou o interesse de famílias da região para outras atividades comerciais dando incpicio ao núcleo urbano. Ainda em 1884 Delfino de Mello doou terreno para a construção de uma Capela na Vila que, em 1886, torna-se-ia Distrito Policial de Laranjal e à primeira escola pública outras benfeitorias se juntariam: agência postal, cartório de registro civil, a paróquia, telefone público, iluminação elétrica. Publicada a 10 de outubro de 1917, a Lei Estadual N 1.555 criou o Município de Laranjal que, pelo Decreto Federal N 14.334/1944, passou a chamar-se Laranjal Paulista.

Herança Cultural

A cultura se fez pela miscigenação das raças e povos. No dia-a-dia das manifestações artísticas, religiosas ou na culinária, estão negros, italianos, portugueses, sírios e libaneses. A influência itálica foi além e atingiu o trabalho refletido na vocação agrária do povo, o lazer (jogos de carta como o truco, disputas de bocha, cabo-de-guerra...) e a própria índole do povo que se contagiou da sua natural alegria. Comemoradas com bandas, fogos e rojões, as festas religiosos se espalham por todo o município. Merecem destaque:

Festa do Padroeiro São João Batista: Data de 1884 e atrai público de toda a região. Dela consta a parte religiosa com novena, levantamento do mastro, missa solene, procissão e, ao longo de 10 dias, a parte profana com agitada quermesse que oferece comida e bebida típicas, parque de diversão, leilão de lenha, de prendas, inclusive vivas, leitoa ensebada, pau-de-sebo, shows com muita música, cantores populares e sertanejos, bandas de rock, sem contudo, descuidar do folclore e, com ele, a quadrilha, o batuque, o cururu.

Festa do Divino Espírito Santo: No Distrito de Laras ou Capela de São Sebastião. Ela acontece em julho após o “pouso do Divino”, ou a peregrinação que, desde abril, a Irmandade do Espírito Santo faz no município e fora dele. Essa festa também atrai grande público pelas características peculiares de que se revestem a procissão dos milagres e o emocionante encontro das canoas, no Rio Tietê.

Patrimônios

Erguidas em meados do século XX e observados o estilo e fausto das construções, são considerados patrimônios arquitetônicos: o Colégio São Vicente de Paulo e capela anexa, a Igreja de São Benedito, a escola Quinzinho do Amaral”, a livraria e Papelaria Elmo e o sobrado da Família Suleiman Abud. Mas, o maior e mais significativo patrimônio artístico e cultural é a Igreja Matriz de São João Batista , construção longitudinal de uma nave central, duas naves laterais e duas alas de capelas laterais, todas cortadas por um transepto. A nave central possui janelas ou vitrais na parte alta das paredes configurando sua planta basilical. Nela a influência de vários estilos e épocas (bizantino, neo-colonial, renascentista, romântico, barroco) convivem em harmonia com a marcante presença gótica que a caracteriza.

Gostou? Saiba onde ficar em Laranjal Paulista!

Hotel Vale Verde Palace - (15) 3283-6600

Hotel Primavera - (15) 3283-1506

Fotos: Prefeitura de Laranjal Paulista

Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

Nenhum comentário: