quinta-feira, 19 de março de 2009

Abrolhos, BA

Pensou em mergulho, pensou em Abrolhos. O local é conhecido por ser um dos 10 melhores lugares para a prática. O Parque Nacional de Abrolhos é o primeiro parque marinho criado no país, possui inúmeros naufrágios, além de uma riquíssima fauna. Tem também um dos maiores conjuntos de recifes de coral do Atlântico Sul, sendo o "chapeirão" o mais surpreendente, chegando a atingir 20 m de altura.

Sua fauna é muito diversificada, três das cinco espécies de tartarugas existentes no Brasil estão abrigadas no parque. Pode-se encontrar golfinhos, baleias-jubartes (principalmente entre os meses de julho a novembro), vários tipos de peixes, entre outros.


Para quem quer experimentar a emoção de ver os bichinhos frente-a-frente, os melhores pontos para mergulhar em Abrolhos são as cavernas das Siribas, a enseada da Ilha de Santa Bárbara e os destroços do carrgueiro Rosalina. Para observar tartarugas e peixes sem precisar da ajuda dos equipamentos, visite as piscinas naturais formadas pelo Recife das Areias, logo no início do percurso. Já no Recife das Timbebas, o destaque vai para os cogumelos e para as raras espécies de corais, tais como os corais-fogo.


Informações Turísticas – No Ibama - (73) 3297-1111


Quando ir!


De dezembro a março as águas ficam mais límpidas, dá para observar mais claramente os animais marinhos. Para ver as baleias-jubarte, os meses de julho a novembro são mais adequados, pois é a época que elas chegam para reproduzir e amamentar seus filhotes.


Como chegar!
A partir de Caravelas (localizada a 950 km da capital baiana) pode-se pegar uma lancha (2h30 de percurso), traineira (4h) ou escuna (6h) para se chegar ao arquipélago.



Agências
Abrolhos Turismo(73) 3297-1149 Princesa de Abrolhos(73) 3297-1777 Farol Abrolhos(73) 3297-1002 Abrolhos Sub (73) 3208-1395

<<>>
Caravelas, a "Princesa dos Abrolhos", localizada a 870km de Salvador, fica distante apenas 32 milhas náuticas de Abrolhos. Possui belas praias, como a do Kitongo, Iemanjá, Grauçá e as Ilhas da Cassumba, do Pontal do Sul e o manguezal. Como atrativos culturais, o destaque vai para a Igreja de Santa Efigênia, que possui raras imagens dos séculos XVII e XVIII, e a Matriz de Santo Antônio, o padroeiro da cidade. Caravelas é o ponto de partida para quem deseja conhecer Abrolhos, a orla fica distante do centro, para chegar às praias, é preciso percorrer 10km. Em Teixeira de Freitas há várias agências bancárias e, para fazer passeios de barco e mergulho, é preciso fazer reserva antecipada e haver um número mínimo de interessados. Como chegar: acessos pela BR-101 e BA-001




Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

Nenhum comentário: