terça-feira, 14 de abril de 2009

Festa do Divino Espírito Santo

PIRENÓPOLIS, GO

A Festa do Divino Espírito Santo, em 2008, será comemorada de 19 de abril a 13 de maio, e, como sempre, irá atrair milhares de visitantes. Conheça mais sobre esta festa, e sobre a cidade de Pirenópolis que, a cada ano, fica ainda mais completa!

Localizada no Estado de Goiás, Pirenópolis foi fundada em 7 de outubro de 1727. Com uma área de 2.182 km, é conhecida no Brasil inteiro e visitada por milhares de turistas pois, todos os anos, 50 dias depois da Páscoa, comemora-se a Festa do Divino Espírito Santo, a maior manifestação popular da cidade. Durante a festa, misturam-se diferentes manifestações religiosas e profanas, de diversas origens e significados, contagiando a todos que ali estão presentes. É um show de cultura e folclore!

A Festa – origem e significado
O costume de homenagear o Divino Espírito Santo é português, e na época da colônia foi trazido pelos mesmos ao Brasil, sendo hoje comemorado em várias cidades do país. Em Pirenópolis, a primeira festa foi realizada em 1819. O Imperador é o personagem principal, que simboliza, ao mesmo tempo, o Rei, a Rainha e a Côrte portuguesa. Sua responsabilidade é a ordem dos afazeres, assim como também incentivar e mobilizar a população para que tudo ocorra bem. Qualquer cidadão pode ser o Imperador, que é escolhido através de um sorteio.

Distribui-se, durante a festa, pãezinhos, docinhos de açúcar conhecidos como Verônicas, além de salgadinhos e refrigerante. Todos seguem em procissão pelas ruas da cidade, junto à banda de música que os acompanha e toda a população. A festa é toda branca e vermelha, o branco significa a paz e o vermelho, o sangue de Jesus. O símbolo da Festa do Divino é uma mandala de fogo com uma pomba branca no centro. A pomba branca é o próprio Espírito Santo e a mandala de fogo significa o momento em que o Divino Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, a Pentecostes.

Cidade de Pedra
Pirenópolis, conhecida como “Cidade de Pedra” (nota-se pelas fotos desta matéria), é uma região repleta de atrativos, para todos os gostos. Pode-se praticar esportes radicais, ( rapel, motocross, rali, escaladas, montain bike, cavalgadas, bóia cross, trekking, canoagem), fazer um passeio pelo Centro Histórico,apreciando museus, lojas de arte e exposições, alimentar-se com sua gastronomia diversa, tomar um típico café tropeiro depois do almoço... À noite, divertir-se com as festas populares e shows com música ao vivo nos bares e restaurantes ou então sentir a natureza em suas reservas naturais, nas caminhadas pelos picos, mirantes e pelo cerrado. Enfim, um roteiro contagiante, que agrada a todos com tantas belezas e atrações!

Pirenópolis e o Turismo
Foi a partir da década de 90 que a cidade passou a fazer parte dos roteiros turísticos mais visitados do Brasil, repercutindo na maior fonte de renda da população. Foi nesta época que surgiu a maior parte de sua infra-estrutura e seus atrativos principais. Os monumentos já existentes, como o Centro Histórico, foram revitalizados. No ano de 2002 um incêndio destruiu a Igreja Matriz de Pirenópolis, que se tornou uma ruína, somente com as paredes ainda “erguidas”. Após tantos acontecimentos, hoje a cidade desfruta com orgulho todo o esforço para manter sua cultura, suas construções históricas, suas atrações, seu folclore, e tudo aquilo que a faz especial.

Como chegar:


De carro- Por Brasília: BR-070 / BR-414 / BR-225 /Por Goiânia: BR-060 / Anápolis /Por Anápolis: BR-414 / GO-338 ou BR-153 / GO-431 /Por Goiás: BR-070 / BR-153 / GO-431 / Por Catalão: GO-330 / Anápolis
De ônibus- De Brasília para Pirenópolis: 3 h de viagem (Viação Goianésia: (61) 233 7891 ) De Goiânia para Pirenópolis: 2 h de viagem (Viação Goianésia: (62) 223 1362) De Anápolis para Pirenópolis: 1 h de viagem (Viação Goianésia: (62) 321 4710 )
De avião- Brasília: Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek - (61) 365 1306 e 365 1563 Goiânia: Aeroporto Santa Genoveva - (62) 265 1510 e 265 1511.

Onde ficar:
A cidade possui uma infra-estrutura preparada para atender os quase 100 mil visitantes por ano, portanto você encontrará hotéis, pousadas, campings, casas de aluguel que, com certeza, atenderão suas expectativas. Acessando o site da cidade você encontrará várias dicas!

Mais informações:
CAT - Centro de Atendimento ao Turista: (62)3331-2729
Sites: http://www.pirenopolis.com.br/ / http://www.pirenopolis.tur.br/

Fonte e fotos:
www.pirenopolis.tur.br

Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

Um comentário:

AMKM disse...

Meus parabéns por esta iniciativa Polly! Gostei muito do blog!

beijos e sucesso!