domingo, 28 de setembro de 2008

Maragogi, AL

Maragogi é o lugar ideal para descansar


História

Tudo começou quando Maragogi era somente um povoado, que levava o nome de Gamela. No ano de 1887 chamou-se Isabel, em homenagem à princesa que libertou os escravos, e em 1892 recebeu o nome Maragogi por causa do rio que banha o local. Registraram-se intensos combates em Barra Grande e São Bento, quando tropas vinham do Recife a Porto Calvo. A cidade também foi palco da Guerra dos Cabanos, que teve início em 1832 e término em 1850.

A cidade

Guerras e combates à parte, estamos falando desta cidadezinha, com cerca de 16.000 habitantes, localizada no litoral Norte de Alagoas, a 125 km de Maceió e 125 km também de Recife. Suas principais atividades econômicas são: a Agricultura (cana), a Pesca, e claro, o Turismo! O município tem belas praias, como a Praia de São Bento, Camacho, Maragogi, Bugalhau, Barra Grande, Antunes, Dourado, Ponta do Mangue e Peroba.

Comida

Para entrar de corpo e alma na gastronomia da região, além de comer as tradicionais lagostas, camarões, peixes e moluscos, nada como experimentar o Bolo de Goma, preparado pelos moradores do distrito de São Bento, onde famílias inteiras se dedicam à fabricação deste produto, já exportado para vários pontos do país e do exterior.

Mas...e se eu não quiser ficar só nas praias maravilhosas?

Nem só de praias vai se sustentar o seu passeio: conheça a Reserva Biológica de Saltinho , uma das últimas àreas de preservação da Mata Atlântica. Sua finalidade é conservar integralmente a fauna e a flora, para fins científicos, sendo proibida toda e qualquer forma de exploração de seus recursos naturais.(fica às margens da PE-60, na entrada da via de acesso à cidade de Tamandaré, no litoral Sul de Pernambuco e a 60 km do Recife).

O Museu do Una , na vizinha São José do Coroa Grande, é um empreendimento de iniciativa privada, sem fins lucrativos, concebido para servir de referência em preservação ambiental e cultura regional. Lá são encontrados objetos utilizados nas culturas da cana-de-açúcar, coco e pesca artesanal; materiais, peças, instrumentos e acessórios de embarcações; exemplos de teias alimentares e ecossistemas, aspectos de equilíbrio ecológico, preservação ambiental e espécies em extinção; livros, mapas, fotografias, filmes e exibições de arte local.(localizado no vilarejo de Várzea do Una, no município de São José da Coroa Grande - PE, distante cerca de 140 km de Maceió, 130 km do Recife e apenas 8 Km da praia de Peroba)

Lugares para se hospedar e...aproveitar!!

Maragogi, além de bela, possui uma infra-estrutura hoteleira muito boa, com bons estabelecimentos preparados para atender a demanda turística. Selecionamos alguns hotéis e pousadas que consideramos perfeitos para a sua estadia:
Minhas indicações:

Hotel Praia Dourada: atende a todos os tipos de pessoas, desde famílias, casais, terceira idade, crianças, aliás para elas é um prato cheio pois o hotel tem monitores e a diversão é garantida!Tomar uma água de côco na piscina à luz do luar é uma das coisas mais prazerosas para se fazer no hotel.(
www.hotelpraiadourada.com.br)

Salinas do Maragogi Resort: como o próprio nome já diz, é um resort, ou seja, você encontrará tudo o que precisar lá dentro, desde spa até shows noturnos. O Salinas também conta com jogos e brincadeiras para as crianças e esportes náuticos para os mais crescidinhos.(
www.salinas.com.br)

Pousada Barra Velha : para os que preferem conforto sem gastar muito, esta é a opção ideal. A pousada é composta por chalés muito charmosos, além de ser banhada por uma das mais belas praias de Maragogi, a Praia de Peroba. (
www.pousadabarravelha.com.br)

Dica: Quando for a Maragogi, passe por Recife, e vice-versa! Este é um casadinho muito interessante, e de quebra, você ainda ganha o bônus que é Porto de Galinhas, ou Maceió, tudo muito próximo e todos os destinos especialmente belos!!

O que você está esperando para conhecer Maragogi?!

Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

Nenhum comentário: