Localizada a 300 km oeste de Fortaleza, esta praia é uma APA (Área de Proteção Ambiental) desde 1984. Sem iluminação nas ruas propositalmente, a praia, que antes era um paraíso isolado, foi descoberta pelos turistas e seu acesso só é possível através de um veículo 4x4. Jeri tem uma área protegida por aproximadamente 200 km, e é controlada pelo IBAMA ou seja, quando estiver por lá, o lema é "total preservação". Atrações não faltam, você pode fazer caminhadas, esportes radicais como o windsurf ou o sandboard e, caso queira "não fazer nada", também é o lugar ideal. Jericoacora, nome indígena, do tupi-guarani yuruco(buraco) + cuara(tartaruga), que quer dizer "buraco das tartarugas", referindo-se ao fato de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre desova de tartarugas marinhas, é uma praia tranquila, onde a admirar suas belezas de torna um hábito vicioso. Luxo não é encontrado no vilarejo, que preserva suas características iniciais. Você não vai encontrar também agências bancárias, portanto, venha prevenido. Já existem pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem boa comida no local. Reserve mais dias do que você pretendia ficar, pois, em Jeri, cada dia é uma surpresa...
Algumas atrações: Devido à sua localização geográfica, Jericoacoara é beneficiada pelos bons ventos, tornando-se um dos melhores locais para a prática de Windsurf. Faça também passeios a cavalo, de buggy, de barco, pratique Sandboard e divirta-se com a vida noturna. Na alta estação,
só às segundas não tem festas, já na baixa, só tem nas quartas e sábados.As festas geralmente são de graça, e você pode dançar muito forró, curtir MPB e reggae, e namorar bastante, já que o local é ótimo para casais, ninguém incomoda ninguém. Para quem está solteiro, as belezas naturais podem ser o cenário de um lindo romance... Já filmaram um longametragem de amor em Jeri, "A Ostra e o Vento", quem sabe os ventos não consigam envolver um amor na vida real?? Praias Formosa, da Barrinha, Aranaú, Mangue Seco, do Preá, Guriú, Tabajuba... Na Duna do Pôr do Sol, sinta-se privilegiado, pois Jericoacoara é um dos únicos pontos do Brasil que permite observar o sol se esconder no mar!
Quando ir!
Entre os meses de julho e janeiro, Jericoacoara é muito procurada pelos praticantes de Windsurfe, pois são meses em que há ventos fortes na região. A época de chuvas vai de março a maio (até o Beach Park, parque aquático de Fortaleza fecha nesta época), e o resto do ano faz muito sol, ou seja, dá para aproveitar bastante tudo o que a região tem a oferecer.
Como chegar!
Para chegar em Jeri, seu primeiro destino deve ser Fortaleza. A partir daí, siga para a cidade de Sobral pela BR-222, logo após pegue a CE-354 até Itapipoca e depois a CE-178 para Acaraú. Siga por mais 36 km até Jijoca de Jericoacoara. Os últimos 18 km até o vilarejo de Jericoacoara são feitos por jipes, com tração nas quatro rodas, por estradas de terra e dunas. Não aceite dicas de guias, que dizem para você chegar lá com seu carro, pois é perigoso.
Onde ficar!
Wind Pousada - (88) 3669-2001
Mosquito Blue - (88) 3669-2203
Pousada Surfing Jeri - (88) 3669-2260
Pousada Casa do Turismo - (88) 3621-0211
Pousada Cabana - (88) 3669-2294
Pousada do Norte - (88) 3669-2373
Fotos:www.jericoacoara.com.br
Por Polyana Ivie Agnello Bocalon

Nenhum comentário:
Postar um comentário